quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A Era dos Dentes Tortos

Todos conhecem algum pagode! Mas conhecem de saber a letra e tudo!
A afirmação acima é forte, eu sei, mas é a mais pura e dolorosa (ou não) verdade.
Teve um período histórico no nosso país onde parecia que todas as caixas de som de todos os aparelhos soltavam refrões com “Lê lê lê”e rimas fáceis e bobas que jamais desgrudaram de nossas mentes.
Chamo este período de:  “Era dos Dentes Tortos”!! Pois dentes tortos eram um dos acessórios obrigatórios dos pagodeiros!
Pode perceber, vai lá no You Tube e puxa uns clipes dessa época, além de ver calças com cores que hoje em dia enfeitam (ou seria enfeiam?) os adolescentes coloridos da família Restart, vai ver também coletes sobre camisetas coladas em corpos redondos, e em cada sorriso forçado uns 20 dentes tortos. E parece que quanto mais torto mais o cara sorria.
Esse período histórico, e para mim tenebroso, teve uma duração não muito longa, começou lá pelos idos de 1991, quando alguns grupos ditos “de raiz” saíram dos botecos e foram pras rádios. Mas seu ápice e por isso o início de sua queda foi entre os anos de 1997 e 2000.
Para os mais jovens isso pode até parecer loucura, mas o Gugu tinha um programa de sábado também(!?!?!), que tinha o (in)feliz nome de “Sabadão Sertanejo” que estreou na onda, não menos tenebrosa, das duplas sertanejas. Mas lá com esse nome e tudo, bandas como GeraSamba, Carrapicho e outras coisas tocaram e viram sua fama subir aos píncaros da glória. E foi lá, aos poucos, que os grupos de pagode foram tomando o “poder”sobre as rádios e demais TV’s desse pobre país. 
É preciso fazer algumas considerações históricas. Primeiro, hoje em dia eu não ouço musicas Emos, forrô, samba e outras coisas que não façam parte do meu vasto universo musical, afinal existe a INTERNET! Ela não mais nos obriga a ouvir as rádios, ver os programas de TV, nada disso, ela nos dá liberdade. Tanta que, apesar a onda Emo ser forte, eu só ouvi, até o presente momento, uma única música inteira (Garota Radical do Cine, que gostei!) e sou feliz assim!
Mas amigos, em 1997 não era assim... tínhamos 1 radio rock, também sei que não será fácil de acreditar, mas a 89 era: “89 A RADIO ROCK” e a gente tinha adesivos que ostentávamos orgulhosos em nossos cadernos do colegial! Mas era só essa rádio, quando o pagode tomou conta do país me parece que todas as outras rádios sucumbiram! Apenas este baluarte do Rock ficou incólume! (Não por muito tempo né? RS)
As rádios tocavam, as TV’S passavam, seus vizinhos ouviam durante o churrasco de aniversário da Tia Mariana, sua irmã ouvia, seu irmão ouvia... era um inferno na terra!
Eu, grunge, sujo e tudo mais, conhecia e conheço vários pagodeiros pelo nome, Andrezinho, Salgadinho, Vavá, Rodriguinho, e por ai vai...
Mas o pior é que: Todo mundo conhece pagode! Se alguém começa a cantarolar do meu lado: “Mariana tindô / Mariana calor / Mariana parte minha / Mariana minha flor” imediatamente eu lembro da letra, e mesmo entre os dentes sou capaz de cantar!
Ou passo por um carro e ele está tocando: “As estrelas lá do céu? / Eu vou buscaaaar / Beijos com sabor de mel? / Eu vou ti dar...” e lembro até da coreografia, porque sim amigos, tínhamos coreografias!
Quem não lembra dos caras do Katinguelê , 6 caras com óculos escuros na testa, dançando no palco do Sabadão Sertanejo enquanto Salgadinho cantava:  “Inará é minha deusa e me faz um bem / Não troca a minha amada Inará por ninguém / Inara, Inara, Inara iiiiii”

2 comentários:

  1. Eu conhecia um cara do Soweto. HAHAHAHAHAHAHA

    E citar letras de pagode É VIDA, meu caro. Eu adoro. Mostra que somos cultos e nao ficamos apenas jogando nomes de bandas interessantes no Google... Qe sabemos viver com as diferenças e ainda assim apreciar o que eh bom de verdade, nosso velho roquenrrou!

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu gostava do sabadão! Rolava uns closes na bunda das dançarinas que ficavam "toda se querendo" numa plataforma que tinha uma espécie de bambolê fixo. hahaha! Não precisa explicar. Gugu abriu caminhos pro Sergio Malandro fazer aquele programa-sacanagem na Gazeta anos depois! hahaha! Opa! a máxima é verdadeira. Não existe ser que viveu os anos 90 que não sabe cantarolar uma coisa dessas. Quem viveu e rebolou nem liga, mas foram anos dificeis pra quem acha isso tudo uma merda. E hoje, só restou a internet mesmo, afinal nem sempre estamos preparados pra um "classic Rock" e ir no embalo da Kiss

    ResponderExcluir