sábado, 2 de outubro de 2010

Então você não gosta de Futebol?

Você não gosta de futebol, então não tem que ficar vendo programas de quinta categoria que passam na hora do almoço e nos domingos a noite.
Você não sente necessidade de acordar cedo no domingo pra ver West Han X Blackburn.
Já que não gosta de futebol não precisa perder 2 horas do domingo vendo 22 caras que não te conhecem correndo atrás da bola, você pode, por exemplo, ao invés disso... É... Cochilar! Ou ir num shopping... Enfim, não tem essa necessidade de ficar preso a TV pra ver o alienante futebol. Que sorte!
Sabe aquele jogo de merda que passa sábado de manhã na Rede Vida que é da segunda divisão do campeonato paulista? Não sabe né? Pois é, quem gosta de futebol sabe e vê esse medonho jogo, e o pior: gosta demais!
Que sorte que tem, nem faz idéia de como é triste ver seu time perdendo, de como é triste acreditar até o final e o gol não sair, ou como é triste tomar um gol aos 45 minutos do segundo tempo e perder... Tristeza que não tem nem razão de ser e nem de não ser, e não tem tamanho... Ok, você nem pode entender.
Assim como não é capaz de enxergar a beleza do jogo, às vezes por pior que seja West Han X Blackburn, mesmo sendo1 a 0, mesmo com o estádio vazio, mesmo com tudo isso o jogo tem uma história, e normalmente ela é linda.
Um time que começa melhor, o outro equilibra você vê que o gol pode acontecer, mas não acontece... E ai, quando já tem torcedor indo embora, pode acontecer de um zagueiro errar uma saída de bola e um jogo que ia pra um empate se transforma em 1 a 0 numa falha individual...
Somos capazes de entender a dor daquele cara, a milhares de quilômetros, falando outra língua, outra cultura... Naquela hora em que ele abaixa a cabeça, depois de tomar o gol, vem um companheiro de time e lhe dá um tapinha nas costas, outro pode reclamar com ele, mas eu o entendo. Sei que ali está em jogo seu ganha pão, que aquele erro vai passar várias vezes na TV, que ele vai no supermercado no dia seguinte e o atendente vai reclamar com ele, se você gostasse de futebol ia querer consolá-lo, mas você não!
Você, que não gosta de futebol, não é capaz de entender a vibração do outro time! Mesmo que tenha sido um gol fortuito, mesmo que estivessem todos jogando mal, a alegria é contagiante. Lateral e volante, que podem ter acabo de bater boca, se desculpam num abraço, o técnico, que devia até ter xingado o atacante que foi pressionar o zagueiro corre pela linha lateral com os braços abertos e no meio do abraço se desculpa num singelo: “Obrigado!” E o jogo segue... Aliás, essa é uma das belezas, 1 a 0, 5 a 0, o jogo sempre segue.
Já que não gosta de futebol, aposto que nunca sonhou em ser jogador, aposto que nunca gritou o nome do goleiro do seu time quando fez uma “grande” defesa numa quadra qualquer de um bairro qualquer, ou nunca gritou, sozinho, “Goooool”, quando venceu aquele goleiro ótimo (que na verdade é o seu amigo Zé de 1 metro e sessenta), e além de gritar sozinho é capaz de correr até o alambrado atrás do gol e se pendurar e se balançar como se fosse o Ronaldo! Admito, nos que amamos futebol somos ridículos!
Assim como somos ridículos chorando no estádio depois da desclassificação do nosso time, como somos ridículos mal-humorados na quinta-feira depois de sair da libertadores, ou na segunda depois de perder um clássico, somos ridículos batendo boca entre uma aula e outra sobre se o nosso time é ou não tão bom assim, somos ridículos xingando aquele comentarista que sempre pega no pé do nosso time e sempre enxerga errado o jogo, ficando puto porque a imprensa sempre pega no pé do nosso time! Somos ridículos. Veja só, você que não gosta de futebol, saiba que tudo isso que escrevi serve pra qualquer torcedor, porque apesar de dizer-nos todos diferentes e irreconciliáveis, somos todos iguais, ridículos em nossas ridículas paixões.
Mas você... Você não gosta de futebol!

Nenhum comentário:

Postar um comentário